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O Mundo aos olhos da Joana

O Mundo aos olhos da Joana

Sab | 25.02.17

"O cliente tem sempre razão"...Uma ova!

 

Quem inventou a expressão "o cliente tem sempre razão" certamente nunca atendeu ao público!

 

Se há frase que discordo é dessa...O cliente tem sempre razão? Certamente nunca viram muitos tipo de clientes nas lojas que frequentam. Eu lido com clientes diariamente e tenho uma lista com o tipo de cliente com que já lidei, que por simpatia, vou partilhar convosco! (Quem é amiga? Quem é?)

 

Tipos de clientes:

  • Cliente decidido - é o tipo de cliente que todos os lojistas gostam, porque entra vai directo ao artigo e compra-o. Não dá trabalho ao lojista.
  • Cliente Indeciso - é um cliente difícil. Não sabe o que quer (muitas vezes nem o que procura) e quantos mais artigos se mostram mais indeciso ele fica.
  • Cliente pedinte - é o que está constantemente a pedir desconto.
  • Cliente arrogante - é o tipo de cliente que não dá as boas horas, entra muitas vezes mudo e sai calado. Quando fala, por vezes, fala como sendo superior.
  • Cliente "faz tempo" - é o tipo de cliente que entra na loja, só mesmo para fazer tempo e a maioria das vezes não leva nada. Torna-se incomodativo porque, por vezes, está calado.
  • Cliente "estraga negócio" - normalmente é apenas o acompanhante do cliente e consegue desdenhar de tudo ao ponto do cliente, muitas vezes, acabar por não comprar nada.
  • Cliente "fala barato" - por vezes este cliente e o "faz tempo" são a mesma pessoa. O fala barato é aquele cliente que entra na loja para conversar e sem interesse de adquirir algum artigo.
  • Cliente "mete o bedelho" - é o cliente com boa intenção, mas que sem se aperceber só atrapalha. É o tipo de cliente que se mete nas vendas e, por vezes, chega a fazer papel de lojista.
  • Cliente apático - semelhante ao arrogante porque não fala e, quando fala, limita-se a responder apenas "sim" ou "não", por muito que se tente falar com eles.
  • Cliente das trocas e reclamações - é o tipo de cliente que raramente compra alguma coisa, mas quando o faz (ou quando alguém oferece) é quase 100% garantido que vai trocar ou reclamar por algum motivo.

 

Muito honestamente, gosto muito daquilo que faço, qualquer tipo de cliente provoca em mim algum tipo de reação. Uns fazem com que eu sorria mais, outros que eu converse mais, e claro, também há os que têm a capacidade de me deixar menos bem humorada, mas com isso eu já aprendi a lidar. 

O tipo de cliente que menos gosto é o arrogante e o das trocas e reclamações, já o fala barato é o que consegue fazer com que eu sorria mais vezes, pois, por norma, são pessoas mais simpáticas. 

 

Há clientes de todo o tipo, há os simpáticos e que até nos dá vontade de atender durante imenso tempo, mas também há os que não têm noção de nada, que tiram qualquer pessoa do sério, contudo temos que ser educados no atendimento... Digamos que se aprendem algumas técnicas secretas ;)

 

Mas não digam que o cliente tem sempre razão...muitas vezes nem razão tem! E o difícil é mantemo-nos serenos e simpáticos no atendimento quando sabemos que o cliente não tem razão nenhuma... Mas isso é o que nos torna bons profissionais!