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O Mundo aos olhos da Joana

O Mundo aos olhos da Joana

Qui | 16.02.17

Como perdi peso

Vou falar-vos de um tema que nunca falei com ninguém (a não ser quando me perguntavam)... A forma como eu perdi peso. 

Dois anos (e muitos kg) separam estas duas fotos...sim, sou eu em ambas. Na da esquerda, em 2015, pesava 78kg, na da direita, em 2017, peso 56kg... É verdade perdi 22kg.

A pergunta que mais ouço é: "como conseguiste?" ... Quem desde cedo me conhece sabe que sempre fui gordinha e que tinha facilidade em engordar, contudo o que não sabem é que nunca tive dificuldade em emagrecer, simplesmente não me importava, não tinha complexos com o facto de ter excesso de peso, até ao dia que achei que para o meu bem, pela minha saúde e pela aparência (não vou ser hipócrita, o facto de não me importar com o peso não significava que não quisesse ser mais magra) decidi emagrecer.

Se foi difícil? Não! Se me custou? Nem por isso! Desde que se tenha força de vontade tudo se consegue. Comecei por mudar os meus hábitos alimentares (não foi difícil que eu sempre gostei de comida saudável, dá é trabalho a fazer e demora algum tempo), mudei-os e muito...

Sempre gostei muito de comer, e quando era algo que eu gostava bastante, comia até ficar empanturrada. Não ligava a horários, nem os respeitava, comia quando me apetecia e quando tinha fome. 

Hoje sou muito mais regrada, como 5/6 vezes ao dia... mas já explicarei os meus hábitos.

Se fiz muito exercicio? Não, muito pelo contrário (contudo tenho noção que faz falta e até estou a ponderar começar a fazer, mas sou tão preguiçosa...)

Afinal o que mudei eu?

  • Hábitos alimentares - como referi faço 5/6 refeições por dia
    • Pequeno almoço: (por exemplo) sandes de fiambre e um iogurte líquido ou um copo de leite
    • Meio da manhã: (esta refeição só faço nos dias em que acordo muito cedo) peça de fruta ou iogurte líquido ou bolachas (Maria são óptimas)
    • Almoço: sopa + carne ou peixe, massa, batata ou arroz (apenas ocupo 1/4 do prato), salada ou legumes (ocupo metade do prato) 
    • Lanche: sandes de fiambre ou queijo ou fruta com iogurte natural e sementes ou bolachas
    • Jantar: igual ao almoço (muitas vezes eu fico-me apenas pela sopa para não ser demasiado pesado, quando fico insatisfeita repito o prato de sopa)
    • Ceia: bolacha ou iogurte
  • Respeito os horários das refeições e não como fora desses horários.

Se isto for complementado com exercício é melhor ainda.

Não uso nada integral (porque teria que comprar apenas para mim tendo em conta que mais ninguém em minha casa faz dieta e muito honestamente é possível perder peso comendo alimentos aos quais estamos habituados), não passo fome. É essencial deixar de lado molhos e fritos e fast food (quando me apetece comer como, mas não acontece sempre, às vezes nem uma vez por mês)

É muito importante beber muita água, e não, não se pode deixar de comer... como muito menos do que comia, mas não significa que tenha deixado de comer, apenas como o essencial (não se esqueçam que eu adoro comer, deixar de comer seria uma loucura e não era saudável).

Claro que quer tiver muitas dificuldades em emagrecer deve procurar apoio de profissionais aptos ajudarem e devem seguir um plano mais rigoroso, se estiverem mesmo focados em perder peso irão conseguir.

Eu vestia o 44 de calças hoje visto o 38; usava XL hoje uso M e em alguns modelos S, e isto deixa-me muito feliz porque consegui alcançar os meus objectivos. Se me acho perfeita? Claro que não, nunca estamos 100% satisfeitos com nada, mas estou feliz com o que consegui.

Ouvi críticas positivas, mas também ouvi críticas negativas. O segredo é ter força e foco, se for algo que querem muito vocês conseguem. Pode custar mais para uns do que para outros, mas conseguem. Lembrem-se é de fazê-lo sempre de forma racional e saudável.

Acreditem que a felicidade por atingirem um objectivo compensa todo o trabalho que tiveram.

Eu por aqui, continuarei com o objectivo de manter o peso e quiçá começar a fazer exercício.

 

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