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O Mundo aos olhos da Joana

O Mundo aos olhos da Joana

Qua | 22.02.17

Comer saudável não significa ter fome!

Vou deixar-vos 3 receitas que adoro e que me satisfazem imenso, porque ser saudável não é sinónimo de passar fome!

 

Risotto de Camarão

Ok, pode não ser a receita mais saudável do mundo, mas basta adaptar alguns ingredientes, como o queijo em pó por um light e a manteiga tradicional por manteiga melhorada rica à base de ervas ou frutos secos ;)

Receita para 2 pessoas:

Arroz para risotto (um copo cheio)

Camarão congelado (300gr)

Vinho branco (um pouco mais de meio copo)

Azeite qb (só para o refogado) 

Cebola/ alho (eu não uso porque prefiro sem, mas há quem queira)

Manteiga 

Queijo parmesõ em pó (1 pacote)

Cebolinho

 

Preparação:

Descasque os camarões e reserve as cascas, coloque-as numa panela com quase 1L de água e tempere com sal, malagueta e deixe ferver. Aquando da fervedura reserve a água e retire as cascas dos camarões.

Numa frigideira coloque um pouco de azeite e cebola e alho a refogar, coloque também os camarões e quando estes se apresentarem alaranjados de ambos os lados junte o arroz. Quando o arroz começar a ficar translucido junte o vinho branco até evaporar depois acrescente aos poucos (2/3 conchas de cada vez) a água de cozer o camarão. Vá acrescentando apenas quando a água evaporar. 

Caso o arroz não fique cozido acrescente água fervida (nunca precisei de o fazer).

Por fiz acrescente uma colher de manteiga (costumo utilizar vaqueiro) e o queijo em pó. Mexo tudo até ficar homogéneo e por fim acrescento cebolinho a gosto.

 

Noodles de Camarão

 

Receita para 2 pessoas:

Noodles (2 pacotes)

Miolo de camarão (300gr) (pode substituir por frango desfiado)

Legumes a gosto (usei mix de legumes ultracongelados)

Delícias do mar (pode substituir por cogumelos)

Sal

Pimenta

Alho

Molho de soja qb

Azeite

 

Preparação:

Cozer o mix de legumes e saltear numa figideira com um pouco de alho, pimenta e molho de soja. Juntar os camarões e as delicias do mar e saltear mais um pouco (convem que os camarões estejam descongelados). 

Cozer os noodles conforme as instruções da embalagem e posteriormente juntar ao preparado anterior.

Caso utilizem frango convem cozer primeiro e desfiar e posteriormente juntá-lo ao salteado do mix de legumes. No caso dos cogumelos adicionam-se ao mesmo tempo que os legumes.

Para que a sua receita se torne mais saudável não é necessário saltear os legumes, basta adicionar pimenta e molho de soja envolver e juntar aos noodles, fica igualmente delicioso.

 

Salada de Ovas de Bacalhau

Receita para 2 pessoas:

2/3 ovas de bacalhau congeladas

Mix de pimentos

Tomate cherry

Coentros

Azeite

Sal

Vinagre balsâmico

 

Preparação:

Cozam as ovas de bacalhau com um pouco de sal, depois de cozidas retire a pequena membrana em volta e corte aos pedaços. Reserve.

Numa saladeira corte o mix de pimentos e os tomates cherry, tempere com sal, azeite e vinagre balsâmico e mexa, junte os coentros.

Por mim, adicione as rodelas das ovas de bacalhau e envolva tudo.

Óptima salada para comer em dias muito quentes.

 

Espero que tenham gostado destas três receitas. Eu espero que vos agradem e que experimentem 

 

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